Esta imagem é o gráfico de um dos relatórios emitidos pelo aplicativo Anki, de um dos alunos do Programa Japonês Online.
O Anki é a ferramenta que usamos no Programa Japonês Online para aplicar o Sistema de Repetição Espaçada, onde o estudante revisa mais vezes aquilo que ainda não aprendeu bem e menos vezes aquilo que já internalizou.
Com o Anki, revisamos frases em japonês apresentadas pelas aulas e também palavras escritas em KANJI (ideogramas utilizados no japonês). Desta forma, é possível memorizar o japonês em uma velocidade nunca vista antes, se comparado a uma pessoa que não utiliza este recurso.
Este sistema não consiste em aprender japonês através de um aplicativo, mas sim é uma ferramenta para potencializar e acelerar o seu processo de memorização. Este método garante que você seja exposto constantemente a frases e palavras em japonês que você já estudou e já está familiarizado.
Mas este gráfico trás uma informação ainda mais importante. Ele demonstra algo que não pode faltar para aprender japonês.
Trata-se da consistência.
O poder da consistência
O gráfico indica que nos últimos 30 dias, este aluno revisou frases em japonês todos os dias, sem falta.
Foram revisadas entre 45 a 70 frases em japonês por dia. Não são frases aleatórias, mas sim frases estudadas anteriormente e condizentes com o cronograma de ensino. Ao adicionar e começar a revisar, o aluno já tirou todas as dúvidas a respeito das palavras, estruturas e gramática envolvida em cada frase.
Ou seja, de nada adianta ter o melhor método ou o melhor material de japonês do mundo sem ter o que este aluno têm: consistência.
Ter consistência significa seguir em frente estudando independente do que aconteça. Independente dos fatores externos a você, independente da preguiça, independente das provas, do seu trabalho ou de suas obrigações familiares.
Se você mantém a consistência, todas as dificuldades que aparecem pelo caminho se tornam momentâneas e insignificantes no longo prazo.
Monte o seu plano
Quer aprender japonês? Tenha consistência. Estude um pouco todos os dias, mas que seja todos os dias! Não pode todos os dias? Que seja 3 dias por semana, mas que você cumpra os 3 dias durante um período significativo de tempo.
Cumpra o cronograma que você definiu e mantenha a consistência por meses e anos. Se você tem pouco tempo, defina um plano como: 20 minutos por dia durante 5 dias na semana, teste por 2 semanas. Depois de definido, cumpra sua palavra e veja como se saiu.
Se após você testar o plano, verificar que possui mais tempo disponível, reformule o plano disponibilizando mais tempo. Se você achar que foi muito e ficou cansativo, não tem problema, abaixe de 20 para 10 minutos e faça um novo teste.
A chave é manter a consistência. Não importa se são 10 minutos ou 1 hora por dia, o que importa é por quanto tempo você conseguirá manter esta consistência.
Uma pessoa com consistência com certeza aprenderá japonês. Se você seguir em frente e não desistir, aprender japonês se torna algo inevitável.