Preciso estudar gramática para ficar fluente em japonês?

Para aprender japonês, precisamos estudar gramática a fundo? Ou é plenamente possível aprender japonês sem gramática?

Dentro da plataforma do Programa Japonês Online, vou aprender gramática? Vou aprender a formar frases corretamente, tanto de acordo com a norma culta quanto de acordo com a norma coloquial?

Esta é uma discussão que, antes de iniciarmos, precisamos clarear algumas terminologias e conceitos. Isso porque cada pessoa pode ter dentro de si um conceito próprio sobre o que é gramática.

O que é gramática?

Considero que gramática é nada mais nada menos do que uma padronização da língua.

Se todos falam seguindo um padrão, esse padrão se torna uma regra gramatical. Se alguém falar de forma diferente desse padrão, a frase se torna gramaticalmente errada (simplesmente porque está fora do padrão).

Simples, não?

Com o passar do tempo, a língua foi evoluindo e estes padrões passaram a ser catalogados em livros, pelos estudiosos e acadêmicos da linguística.

Este catálogo de padrões serve para que a língua continue sendo usada seguindo os tais padrões e assim continue compreensível entre os falantes.

Não confunda gramática com termos gramaticais

Saber gramática não significa necessariamente decorar os termos gramaticais. Você pode perfeitamente construir uma oração subordinada assindética corretamente sem nem saber o significado dessa definição, simplesmente porque sabe que esse padrão está correto.

Prefira chamar de estruturas

Dentro do Programa Japonês Online, eu prefiro usar o termo estrutura no lugar de gramática. Estrutura é um padrão, uma forma de transmitir uma ideia usada sempre da mesma forma, trocando apenas as palavras ou algum outro detalhe.

Em japonês, chamamos estes padrões de bunkei (文型).

Sendo assim, ensino dentro do Programa Japonês Online todas as estruturas essenciais da língua japonesa para que você use em praticamente todas as situações do seu dia a dia. Você aprenderá uma de cada vez e avançará de forma gradativa até o ponto de compreender frases consideradas longas e complexas. Sem decorar termos gramaticais, apenas sendo exposto a padrões e explicações bem claras sobre eles!

Vídeo: Preciso estudar gramática?

O vídeo abaixo faz parte de um bate-papo sobre o aprendizado de gramática na língua japonesa e como o encaramos dentro do nosso método, trazendo dicas importantes para que você passe por este processo de forma leve e tranquila.