Hospedando em Akihabara, o templo sagrado dos otakus!

Trazendo mais um relato da Experiência Tóquio 2023, a viagem ao Japão do Programa Japonês Online junto com alunos e amigos!

Desta vez, optamos por nos hospedar em Akihabara, um bairro de Tóquio que tem um lugar especial no meu coração. Desde a minha primeira visita ao país em dezembro de 2010, sempre passei por Akihabara.

A descoberta do bairro foi através do drama Densha Otoko, que é inteiramente ambientado nesse distrito. Mas, dessa vez foi a primeira que tive a oportunidade de realmente me instalar lá.

Akihabara é conhecido por ser o santuário da cultura nerd e otaku, com suas lojas de eletrônicos, animes, mangás, e action figures. Essa atmosfera atrai a maioria dos nossos alunos que compartilham o interesse por esses temas.

Veja o vídeo do primeiro dia, onde nos preparamos para comprar os chips de celular, passeamos por algumas lojas e no fim do dia os alunos tiveram a primeira experiência de pegar o trem:

A localização do nosso hotel permitia que, ao final de cada dia de passeio, todos pudessem passear pelas lojas, avaliando cuidadosamente o que desejavam comprar e retornando para fazer suas compras com calma.

Nossa acomodação estava estrategicamente situada a apenas cinco minutos a pé da principal estação de trem de Akihabara. Este acesso fácil à estação nos permitia pegar a Linha Yamanote para qualquer lugar de Tóquio, além de estarmos perto da linha de metrô Iwamotochou.

Essa proximidade com o transporte público era crucial, já que todos os nossos passeios envolviam trens e metrôs. Isso proporcionou aos alunos uma valiosa oportunidade de aprendizado e a autonomia para visitar e revisitar os lugares de seu interesse, por conta própria.

Mesmo passando apenas alguns dias, consigo sentir como se o local passasse a fazer mais parte da minha história. Hospedar no bairro é diferente de apenas visitar, como das outras vezes.

Nos sentimos parte do bairro, descobrindo os atalhos, explorando as lojas menos conhecidas, encontrando nossos lugares favoritos para comer. De alguma forma, o local começou a fazer parte da nossa história.

Eu já disse isto, mas esta viagem foi transformadora. Mesmo sendo mais uma dentre muitas que já fiz ao Japão, voltar após quatro anos de espera, devido à pandemia, foi um momento de reencontro com o país e com o idioma que tanto aprecio.

Essa experiência reacendeu minha motivação para continuar minha jornada, aspirando a fazer mais, a levar mais pessoas ao Japão, e a divulgar a língua e a cultura japonesa.

Estou ansioso para o nosso retorno em 2024. Até lá, todos os vídeos e fotos da viagem serão compartilhados.

Espero que você goste de acompanhar nossas aventuras tanto quanto nós gostamos de vivê-las.